Cotidiano de uma brasileira em Paris, comentarios sobre cultura, politica e besteiras em geral. Entre le faible et le fort c'est la liberté qui opprime et la loi qui libère." Jean-Jacques Rousseau

Monday, May 17, 2004

Depois eu te Comunico

No Brasil, quando vamos `a casa de alguem, temos o habito de telefonar antes e falar: Oi fulano! Tudo bem? Olha, to com saudade, posso da' uma passadinha ai pra gente bater um papinho, dar milho aos pombos, etc?
Com a excecao dos cariocas, acho que isso e' bem normal no pais todo, nao?
E sempre quando pensamos em regras da sociedade, etiqueta, "modos" como diria minha avo' querida, a ultima palavra no assunto, os 'experts', na nossa concepcao, sao os europeus em geral.

Entao por que e' que eu so' conheco aqui gente cujos "modos" deixam muito a desejar, comparando ate' com uma amiga minha que morava numa das partes menos privilegiadas do Ipiranga perto do Heliopolis? Ela sempre me falava quando ia aparecer, nunca chegou na minha casa do nada, principalmente na hora do almoco/jantar.

Pois bem, um de meus "parentes" adquiridos pos-casorio daria cabelos branquissimos e altos pes de galinha `a Carminha Mairinque Veiga.
Nao so' aparece sem avisar nos horarios mais impertinentes como marca de nos encontrar num determinado local e nao pinta.
A mais recente "peripecia" desta tao charmosa figura foi: Nos convidou pra ir ate' seu apartamento pra assistirmos um filme, tomar uma 1664 geladinha, e bater um papo. Otimo. Aceitamos. Quarta-feira entao, `as 19hrs? Ta combinado.
Quarta chegou. A gente ainda nao tinha 'batido um rango da Malasia' como diria um de meus ilustres conhecidos, entao fiz um papinho rapido mas mesmo assim achei que iriamos chegar atrasados. O que faz entao esta sua interlocutora? -- sim! Peguei o telefone -- aparelho muito util -- e liguei pra figura pra comunicar que iriamos atrasar tipo 10 minutos.
O telefone toca e ninguem atende. Penso entao -- deve ter saido pra comprar algo de ultima hora! Entao ligo no celular -- outra coisa muito util que MUITA gente tem -- e descubro que a figura esta' a caminho da casa de um outro amigo!! "Eu ia ligar pra voces..." -- eu: "Ah e', quando? Quando ja' estivessemos na sua casa, batendo na porta?"
Se eu nao tivesse tido o bom tom de ligar e dizer "Po, desculpa, a gente vai atrasar" iria ter subido 6 andares `a pe', porque no predio da figura nao tem elevador, completamente em vao.

Esse e' apenas um exemplo dentre no minimo 28,5 que posso dar...
Eu queria mesmo saber onde nos brasileiros aprendemos a ser tao bem educados e a ter tanta consideracao social com as pessoas. Logico, a educacao coletiva e' uma verdadeira piada, basta ver briga em fila que ja' sabemos a nacionalidade do furao, mas pra sensibilidade, modos e etiqueta social nos somos, mais uma vez, os melhores que ja' tive a oportunidade de observar.

No proximo blog: Tese: Porque os americanos nao usam guardanapo de papel pra comer um sandwich?

No comments: